Guia de Turismo

Forte dos Andradas

Projetado pelo Tenente-Coronel de Engenharia João Luiz Monteiro de Barros, em 1934, quando o Ministro da Guerra o General-de-Exército Pedro Aurélio Góes Monteiro, o Forte dos Andradas foi criado pelo Decreto-Lei nº 4248, de 10 de abril de 1942. Inaugurado em 10 de novembro do mesmo ano, constitui-se na principal cidadela de defesa da entrada da Baía de Santos, ao sul da Ilha de Santo Amaro.

Recebeu a denominação de Forte dos Andradas, pelo Decreto nº 5002, de 27 de novembro de 1942, em homenagem aos irmãos José Bonifácio, Antonio Carlos e Martim Francisco que tiveram papel de destaque durante o período imperial.

A 6 de maio de 1942, o Capitão de Artilharia Campos de Assunção foi nomeado Comandante da 5ª Bateria Independente de Artilharia de Costa, subunidade que guarneceu o Forte.

Acqua Mundo

O Acqua Mundo privilegia desde sua inauguração, a educação ambiental e a pesquisa ecológica. Com isto desenvolve oficinas temáticas, ciclo de palestras e oferece aos visitantes 49 recintos (água doce, salgada, aquaterrários e terrários) com representações de vários habitats marinhos e terrestres.

Com 1.446.560 litros de água e totalizando uma área de 5.775 m², o Acqua Mundo é um verdadeiro complexo de entretenimento com praça de alimentação (choperia, sorveteria e cafeteria), loja temática, estacionamento e a maior exposição de organismos aquáticos da América do Sul.

A maior atração é o Oceano, tanque com 800 mil litros de água salgada, construído especialmente para a exposição de grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões oceânicos.